OS AUTORES

AnaHelenaReis.png
Ana Helena Reis

Pesquisadora e professora, escreve artigos, textos jornalísticos e resenhas. Pela própria natureza de seu objeto de trabalho profissional – a observação e análise do comportamento humano –, desenvolveu gosto pela crônica e essa foi sua porta de entrada para se aprofundar na escrita literária. A partir de 2019, iniciou a publicação de textos em prosa. Surgiram os contos, crônicas e resenhas, sempre relacionados a fatos e situações do cotidiano. Ilustra cada texto que publica em seu blog, Pincel de Crônicas. Tem uma coluna semanal no site Crônicas Cariocas.

 

AnaRaja.png
Ana Raja

Formada em Jornalismo, nasceu em Maringá (PR) e hoje, vive em Brasília. Descobriu-se leitora ainda menina. Não tardou, passou a externar inquietações por meio das palavras. Sempre envolvida com a literatura, como leitora e escritora, tornou-se uma estudiosa da escrita, dedicando-se ao seu contínuo aprimoramento. Vem trabalhando no seu primeiro romance.

 

BrenoSantos.png
Breno Santos

Nasceu em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. Participou dos movimentos culturais da cidade, foi músico e diretor da Lira Macionilio Rodrigues, se graduou em Administração e trabalha com cooperativismo, associativismo e desenvolvimento rural. Assessora orga-nizações da agricultura familiar e do agroextrativismo, principalmente desenvolvimento de produtos e negócios. Gosta de relatar suas memórias e o cotidiano da vida, de pesso-as comuns e de realidades que fazem a vida pulsar.

 

CarlosAmorim.png
Carlos Amorim

Formado em Comunicação Social - Rádio e TV pela Unesp de Bauru, trabalha com roteiros para cinema e TV desde 2012. Desde 2013, é roteirista na produtora Mixer, tendo se tornado assistente do autor Carlos Lombardi; atuando na elaboração de projetos para TV e teatro e no roteiro da minissérie Mamonas Assassinas (2016). Participou da adaptação da minissérie para fi lme, ainda em produção. Em 2019, ganhou prêmios por contos, como o Prêmio Literário Paulo Setúbal e o Concurso Literário de São João da Boa Vista, entre outros.

 

EduardoArruda.png
Eduardo Rodrigues

Formado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente atua como professor da rede pública municipal. Começou a escrever com doze anos de idade e desde então não parou. 

 

KryssiaEttel.png
Ettel

Tateia por entre as ciências sociais, os escritos e as aulas de idiomas. Como amante das línguas, letras, artigos científi cos e tal, segue convicta de que somente a interpretação de texto salva. 

 

FabiMarcieli.png
Fabi Marciele

Mineira de berço, estuda Letras na Universidade de São Paulo. Designer por formação e escritora amadora desde os seis anos. Escreve crônicas, poemas e contos, já publicados em revistas literárias e também em antologias. Atualmente divulga seus textos na plata-forma Medium e colabora com a revista Fazia Poesia. Participa do projeto Periferia Livr@, uma incubadora de editora virtual. Gosta do desafio da linguagem, do arriscar além do óbvio para gerar incômodo, fazendo jus à latinamericanidade que corre no seu sangue.

 

GenevieveFae.png
Geneviève Faé

Nasceu em Caxias do Sul (RS). Cursou Letras e, na sequência, empolgada pelo mundo dos livros, fez Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade. É professora de redação há mais de 15 anos em um curso pré-vestibular. Aventura-se pela poesia e pela crônica como escritora, e por contos e romances como leitora. Já publicou textos em jornais e revistas e participou de antologias. Suas autoras preferidas do momento são Rupi Kaur e Amanda Lovelace.

 

Guilherme Facarolli.png
Guilherme Fracarolli

Servidor público, engenheiro agrônomo, mestre em Gestão e Políticas Públicas e doutorando em Sociologia Econômica e das Organizações. Gosta de viajar e escrever em suas horas vagas. Dedica-se à crônicas e poesias em sua escrita.

 

IsaqueCipriano.png
Isaque Cipriano

Formado em Letras pela UFF e especialista em Musicalização Infantil pela Faculdade de Tec-nologias de Palmas. É revisor e redator há mais de 10 anos. Como escritor, tem vários livros lançados de maneira independente, em diversos gêneros literários.

 

JulianaBerlim.png
Juliana Berlim

Professora de Português e Literatura do Colégio Pedro II, onde coordena um clube de leitura de literatura fantástica. Publicou contos e poemas em revistas e coletâneas no Brasil e no exterior, como Revista Gueto, Germina, Ruído Manifesto etc. Faz parte de antologias da FLUP (Festa Literária das Periferias) em homenagem a Carolina Maria de Jesus (2021) e Lima Barreto (2023). Participante do CLIPE Prosa 2023.

 

LeticiadeQueiroz.png
Letícia de Queiroz

Escritora, poeta e professora de escrita criativa brasiliense. Apaixonada pela palavra e pela vida criativa que ela lhe proporciona, publicou em 2018 o seu primeiro livro de poesia, intitu-lado Subterfúgios. Há quase quatro anos trabalha com cursos e mentorias de Escrita Criativa, guiada por uma metodologia própria.

 

LucasLopes.png
Lucas Novaes

Professor de Língua Portuguesa e Redação. Escreve menos do que gostaria, ainda assim escreve (e, de quando em vez, gosta do que escreve). Frequentemente, tem arroubos de idealismo ao dizer aos estudantes – frise-se: com brilho nos olhos – “Minha profi ssão é ler”, mas omite que lê mais garranchos e anacolutos que versos à Camões ou fraseado à Machado. Já se disse, implicitamente, que lê muito, embora também menos do que gostaria. Venera a língua portuguesa mais do que Bilac (apesar de não a tratar tão bem quanto este), por isso ama a lusofonia, do Oiapoque ao Chuí, de Portugal ao Timor.

 

MariadeMelo.png
Maria José de Melo

Natural de São Caetano, município do Agreste de Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes (PE). Filha de camponeses, geógrafa, escritora e poetisa de eterna alma regionalista com pretensões de ser universal. Autora do livro A Renda Fundiária na transposição do Rio São Francisco (Índica/2021). Seu poema, O Que Digo do Recife Antigo, foi selecionado para integrar a Antologia Poesia Fora do Eixo (Toma Aí um Poema, 2022). Escreve poema, crônica, ensaio, memória e romance. Atualmente é membro do Coletivo Literário Escribas e está escrevendo o segundo livro, Memórias Literárias de Amora: uma carta-manifesto

 

RaphaelCarmesin.png
Raphael Carmesin

Nasceu em Belém (PA), é educador e pesquisador em educação. Tem publicado contos de fi cção histórica e especulativa, além de crônicas e poesias em coletâneas e revistas literárias nacionais e internacionais.

 

RobertPortaqua.png
Robert Portoquá

Criado no Capão Redondo, Sampa, vive no Nordeste. Gosta de literatura contemporânea. Escreve, pois reter o verbo é insuportável. Seus textos falam de pessoas em seus cotidianos reais ou oníricos. Ficou em 1⁰ lugar no VII Concurso Literário ALLA - Academia Leopoldinense Letras Artes, com a crônica Ossos em Fila. Participou de coletâneas da Abarca Editorial - Mudança e A solitária, Editora Persona - Abordagem, UFR - Mãe vou pra rua e UNISER/UNB - Diário de um Velho Urubuservador.

 

RonaldoLages.png
Ronaldo Lages

Ronaldo Lages nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Jornalismo. Já participou de diversas antologias e lançará em breve seu primeiro livro autoral. Procura seguir os passos de gente como Henfi l, Dovlátov e Günther Wallraff , embora acredite que sejam mais
horizontes do que caminhos.

 

SergioGomes.png
Sergio Gomes

Nasceu em Juquiá (SP), fi lho adotivo de Luiz Antônio de Souza e Jandira Pereira de Souza, casado com Rafaela Mendes de Souza e pai de Natalia de Oliveira Souza, padrasto de Gabriel Mendes dos Santos. Funcionário público da Prefeitura Municipal de Jacareí, desde de 2000, é agente de Defesa Civil, compositor, artesão, marceneiro, carpinteiro, desenhista, pintor, humorista, pescador, corredor, paisagista, aquarista, ambientalista, alimentador de pássaros, cientista e historiador. Nas horas vagas, cronista. 

 

SinvalFarias.png
Sinval Farias

Nasceu em Fortaleza (CE). Graduado em Letras pela UFC. Mestre em Estudos da Linguagem pela UNILAB. Professor de Língua Portuguesa do IFCE. Deu corpo a poemas, contos e crônicas, alguns dos quais premiados em concursos literários locais, nacionais e internacionais. Tem textos em diversas coletâneas e revistas espalhadas pelas piçarras do mundo. Consta como autor dos livros Coisas de sala de aula e outras crônicas (crônica) e Depois de tudo a palavra (poesia).

 

VictorMartins.png
Victor M.

Jornalista em Brasília, onde cobriu política e economia no Correio Braziliense, Broadcast, Estadão e Record. Foi fi nalista do extinto prêmio Esso de Jornalismo e ganhou os prêmios Embratel, CNH, Bradesco e CNT. Vive de desenhar, remar, escrever e de samba, se revezando entre o Clube do Choro de Brasília e as manhãs no Lago Paranoá. Participou de algumas antologias de contos, duas na verdade, e gravou e apresentou o podcast Toca-Dicas. Sua cor predileta, no momento, é a amarela, mas tudo depende da estação do ano. Na Publicidade, trabalhou com roteiro e direção de vídeos e de rádio-novela para clientes governamentais e do setor privado. Tem 37 anos e cresceu na periferia de Brasília em uma família numerosa e emaranhada.